quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Dança com Lobos

Durante a Guerra Civil Americana, o jovem Tenente John Dunbar (Kevin Costner) protagoniza um ato heróico e, por sua opção, vai servir em uma região infestada de índios. Ao invés de participar de algum extermínio, ele consegue uma ousada aproximação com os nativos, descobrindo sua cultura, costumes e seu modo de comunicação. Vencedor de 7 Oscar, incluindo Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Fotografia.
O gênero western ou far-west que na década de 1980, excetuando-se alguns poucos filmes que repercutiram, estava em franca decadência e descrédito, ganhou fôlego e vigor na nova roupagem introduzida pelo filme "Dança com Lobos". O politicamente incorreto que caracterizava as produções sobre o Velho Oeste americano, onde os vilões ganhavam status de celebridades, os xerifes tinham autorização para matar indiscriminadamente e os índios eram apresentados como selvagens a serem domados como os cavalos e búfalos das pradarias daquela região, foi substituído por um filme que trabalha com sensibilidade o encontro entre o mundo dos brancos e o universo dos índios.
O espírito do filme de Costner nos envia necessariamente para a carta enviada pelo Chefe Seattle ao presidente dos Estados Unidos, em 1850, como resposta a uma proposta de compra de suas terras. Nela transparecem as idéias de que somos como fios que compõem um tecido grandioso e que, como tal, dependemos dos outros fios assim como os outros dependem de nós para a composição do todo, da vida, da sobrevivência coletiva. Ele perguntava naquele documento se os brancos iriam tratar dos animais, das águas dos rios, da floresta e do ar como tratava seus irmãos ou seus pais. Antecipava o questionamento ecológico (globalmente organizado a partir de conferências realizadas no final dos anos 1960) em mais de 100 anos. Usava metáforas como "selvagens indígenas" e "cidades de pedra" para falar sobre civilização e progresso. Afinal de contas, quem era o civilizado nessa história?
Esse filme pode abrir debates sobre o choque entre culturas diferentes, estimular pesquisas a respeito dos indígenas, fazer com que os alunos entrem em contato com comunidades que vivam próximas. Uma boa dica pode ser comparar a imagem do índio com a que tínhamos antes (baseada em filmes antigos ou revistas em quadrinhos como "Tex"). Outra alternativa é ler o livro "Enterrem meu coração na curva do rio" para compreender um pouco dessa rica cultura de nossos irmãos indígenas! Coloque o filme na lista dos obrigatórios, vale a pena!

10 comentários:

Anônimo disse...

É um filme belíssimo no quesito fotografia. Além disso, comprovou que Kevin Costner é muito melhor como diretor do que ator, apesar de que foi o protagonista da história.
Entretanto, como enredo, achei o filme muito enfadonho. As horas não passavam... :-/

Maurício disse...

parece massa o filme
se eu encontrar por ai
vo pega pra olha
ultimamente nao passa mais filmes bons na tv
e os que eu alugo são piores

Daniel Moura disse...

Nossa, adorei o seu blog...
Eu tbm tenho um blog especial sobre cinema...
Eu adoro, cinema ´pe a minha vida...
Eu adoro tudo que tem haver com cinema e tv!
xD
Abraços do Dan.

Unknown disse...

Vim retribuir sua visita, obrigada pelo comentário e pela observação deixada a título de curiosidade, foi um ótimo acréscimo ao meu blog.
Parabéns pelo conteúdo do seu blog, sucesso, bjkssss

Anônimo disse...

O tempo passou desde o sucesso do filme, mas ainda hoje debatemos as mesmas questões; Direito indígena x Homem branco ( o homem industrializado e suas usinas hidroelétricas, leia-se).

O que algns chamou de enredo enfadonho, eu chamo de ótima história com riquezas detalhes.

Hoje os filmes buscam metáforas em outros planetas ( Pandora), em outro tipo de civilização estranha a nossa ( Avatar).

Sugiro que nao nos esqueçamos que o conflito ainda existe aqui, e agora.

No filme, Dança com Lobos, o primeiro visitante do Tenente Dunbar, é um lobo curioso, o qual ele dá o nome de “Duas Meias”, essa relação é a ponte entre ele como homem branco e a natureza. O tempo passa e o tenente sai à procura de índios e encontra a tribo Sioux e “Faca em Punto” uma mulher branca adotada pelos Sioux depois que sua família foi massacrada pela tribo Pawnee. Encontros iniciais entre o homem branco e os índios fazem com que eles se gostem, assim futuramente Dunbar se muda para a tribo dos Sioux e é batizado por eles com o nome de “Dança com Lobos”, o tenente também vive um romance com “Faca de Punto” que havia perdido o marido.
O filme nos apresenta a figura do índio estranhando o visitante proveniente de outra cultura, aceitando o intruso, mas também cobrando a adaptação do mesmo ao seu modo de vida. A fronteira entre os limites das terras dos brancos e dos índios estabelece o início da história de Dunbar, a tênue linha que separava seus universos estava prestes a se romper, todo o medo que os mantinham afastados são superados na expectativa de entendimento mutuo. O filme retrata, a relação colonialista do branco sobre territórios indígenas da América do Norte, no contexto da Guerra de Secessão. O expansionismo dos Estados Unidos em direção ao Oeste aconteceu através de negociações (compra de imensos territórios), de guerras, destacando-se a Guerra do México, que entre 1845 e 1848 incorporou cerca de 50% do território mexicano ao país, e o aniquilamento das tribos indígenas.
No filme, a nova relação entre índios e homem, mostra que os monstros que se encontravam nas roupas, nas armas ou nos acampamentos não eram senão, traços humanos separados por hábitos, costumes e culturas diferentes, os cara-pálidas e peles vermelhas não eram, enfim, tão diferentes.

Anônimo disse...

assisti esse filme mtooo bom msm o seu blog tabm é mto bom pq me ajudou a fazer o resumo de hirtoria !!!rsrsrs

Anônimo disse...

Bom, eu lí a historia do filme , sem assistir ..OEKEOKEO'
por que eu tenho que fazer uma 'resenha' do filme Dança com lobos' então eu vim ler aqui para entender meçhor o filme ...

Alberto Jorge disse...

O FILME NÃO TEM NADA DE ENFADONHO, TRATA-SE DE MAIS UMA OBRA PRIMA DO CINEMA, E QUE TEM COMO PROTAGONISTA UM DOS MELHORES ATORES QUE VI NA MINHA VIDA KEVIN COSTNER. SOU COLECIONADOR DE FILMES E TENHO MAIS DE 2000 TÍTULOS. POR ISSO, POSSO AFIRMAR COM CONVICÇÃO. "DANÇA COM LOBOS", É UMA VERDADEIRA OBRA PRIMA DO CINEMA. Alberto Jorge

Alberto Jorge disse...

Sem mais comentários. DANÇA COM LOBOS, é uma verdadeira obra prima do cinema.

Alberto Jorge disse...

Como disse equivocadamente o Pedro Menezes, o Kevin Costner, é bom em tudo o que faz, não só atuando como dirigindo filmes. Nasceu para isso.
Basta ver a filmografia dele