terça-feira, 27 de novembro de 2007

Os Intocáveis

A Chicago de 1930, dominada pelos chefões italianos, mais precisamente o Al Capone do homem de ouro do cinema, Robert DeNiro.
Seria apropriado chamá-los de justiceiros? Acho que sim. A ética no corpo policial é questionada quando, sozinhos, a polícia têm que desarmar todo um sistema corrompido.
Debate que parece inédito em tempos de "Tropa de Elite", quando Brian DePalma já o havia introduzido em "Os Intocáveis" de 1987. O banditismo entranhado na sociedade. Um homem com métodos ortodoxos, Sean Connery aqui no papel que lhe rendeu o Oscar, se alia à personificação da integridade e justiça na polícia, Kevin Costner.
Defino a presença de Connery: personagem interessante, grande referência em momentos cruciais da trama, tem presença e o eterno James Bond é carismático. As estrelas vão para a originalidade do roteiro de David Mamet, as peripércias com a câmera que somente DePalma consegue realizar (como o plano inicial onde Capone aparece fazendo a barba e cercado por seus cúmplices e a sequência eletrizante de Kevin Costner tentando salvar um bêbê dentro de um carrinho que desce escada abaixo em meio ao fogo cruzado).
Sem esquecer o grande Ennio Morricone e sua trilha excepcional, clássica e referência no universo cinematográfico.Participações relâmpagos de Andy Garcia e Patricia Clarkson. D
esde o início do projeto era intenção do diretor Brian De Palma que Robert De Niro fosse o intérprete de Al Capone. Entretanto, como o ator não estaria disponível na época das filmagens, o ator Bob Hoskins chegou a ser contratado para interpretar o personagem. Porém, quando De Niro conseguiu sua liberação para atuar em Os Intocáveis, De Palma resolveu por dispensar Hoskins e contratar De Niro para o papel.
As roupas utilizadas por Robert De Niro ao interpretar Al Capone são cópias idênticas das roupas verdadeiras que o gângster usava quando estava vivo.
Albert H. Wolff, o único integrante vivo dos verdadeiros intocáveis, trabalhou como consultor do filme, auxiliando o ator Kevin Costner em como Eliot Ness deveria ser caracterizado nas telas.


Nenhum comentário: