quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Cinema Paradiso

Um filme Lindo, Lindo, Lindo!!!... Salvatore di Vita é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto.
A menção deste nome nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia, e fazia companhia a Alfredo, o projecionista.
E ali Totó aprendeu a amar o cinema.Após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro da cidade, Totó deixa a cidade e vai para Roma, só retornarnando trinta anos depois, por causa da morte de Alfredo.
Cinema Paradiso é um dos casos mais curiosos de uma fita que fracassou em sua terra natal para depois ser consagrada no resto do mundo. O filme só conseguiu um pouco de sucesso na Itália quando foi exibido pela terceira vez, e mesmo assim nunca estourou.
Vencedor do Prêmio Especial do Júri em Cannes, em 1989, ganhou também o Oscar de filme estrangeiro no ano seguinte. Nunca houve coisa igual em 20 anos de Festival de Cannes: a difícil platéia de críticos e profissionais aplaudiu este filme de pé durante vários minutos, consagrando o que era até então um fracasso em sua terra natal.
O filme é também um catálogo de citações de todos os grandes momentos do cinema italiano do pós-guerra, com menções a figuras como Totó, Brigitte Bardot, Fellini, Sordi, Yvonne Sanson, Massimo Girotti, Gabin e Renoir, Chaplin, Garbo, Silvana Mangano, "Ulisses" com Kirk Douglas, "Pobres mas Belas", etc.
Não é à toa que Cinema Paradiso" é um dos filmes mais queridos de nossa época. É porque nos toca diretamente no coração e nas tantas lembranças que o cinema nos deu.

7 comentários:

Zanfa disse...

Muito bom teu blog.

Só filmaço, clássicos. =D

Quem já aderiu ao projeto! disse...

porra seu blog eh mtu bom!

o visual dele é otimo e as sinopses entao... H.U.M.I.L.H.A.M

parabens mesmo!

Mano Guardanapo disse...

Não me interresei pelo filme :/

Anônimo disse...

Opa!

Adoro filmes assim...

Não conhecia este, vou procurar pra ver...

Forte Abraço!

Guga Paz disse...

Clássico, clássico,clássico....Você deve assistir. Aliás, os dois de baixo também....
Quer dizer, só tem filme federal aqui. Parabéns!!
http://dapleura.blogspot.com

Jefferson Barbosa disse...

Olha, o filme parece paracer bom pelas grandes influencias filosoficas que o compõe. Mas creio ser só isso.

Caetano Cury disse...

Não sou uma Priscinéfila da vida, mas dos poucos que vi esse está entre os três melhores. É arrepiante...