domingo, 2 de dezembro de 2007

O Auto da Compadecida

As aventuras de um sertanejo pobre e mentiroso, chamado João Grilo, narradas na premiada peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, originalmente escrita em 1955 chega ao cinema na versão de Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão. O filme tem a direção de Guel Arraes e ainda ganhou trilha sonora original, com produção de João Falcão, e um tratamento visual que faz um paralelo entre o Nordeste dos anos 30 e a Idade Média.Matheus Nachtergaele interpreta João Grilo, o nordestino sabido, que luta pelo pão de cada dia, e atravessa vários episódios enganando a todos, ao lado de Chicó (Selton Mello), seu companheiro de estrada. Descritos como personagens picarescos pelo diretor Guel Arraes, João Grilo e Chicó são os protagonistas desta história.
Ganhou 4 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator (Matheus Natchergaele), Melhor Roteiro e Melhor Lançamento. Recebeu ainda uma indicação na categoria de Melhor Filme.
O Auto da Compadecida foi inicialmente produzida como uma minissérie de 4 capítulos, exibida na Rede Globo de Televisão em janeiro de 1998. Devido ao grande sucesso obtido, o diretor Guel Arraes e a Globo Filmes resolveram preparar uma versão para o cinema, que contém 100 minutos a menos que o tempo total da minissérie. Trata-se do primeiro filme feito inteiramente pela Globo Filmes, desde a idéia até seu desenvolvimento.
O Auto da Compadecida foi filmado em Cabaceiras, no sertão da Paraíba, uma cidade próxima a Taperoá, cidade em que as aventuras de João Grilo e Chicó são retratadas na peça teatral de Ariano Suassuna. Apesar de já ter sido exibida gratuitamente na televisão, a versão para o cinema de O Auto da Compadecida foi um grande sucesso, tendo levado aos cinemas mais de 2 milhões de espectadores.

6 comentários:

Climão Tahiti disse...

Esse review desse filme-minissérie da globo nem preciso ver.

Vi a série e considerei confusa, bonita plasticamente mas de conteúdo e linguagem muito confusa para mim.

Lamento apenas que não façam tantas séries a respeito de outros assuntos brasileiros, como histórias de outros povos que senão os nordestinos.

É raro ver minisséries 100% gaúchas, mas nordestinas é o que mais tem... É como se a arte tivesse se rendido a audiência que os nordestinos dão as emissoras. =/

Tatuscula disse...

Assista então "A Casa das Sete mulheres", sobre a Revolução Farroupilha. Ou então às novelas Pantanal e Dona Beja - uma no Mato Grosso e a outra no interior de Minas...

Jefferson Barbosa disse...

Ah, esse filme é o meu filme.
Mascou muito meu 2º ano na escola!
Inegavelmente, inesquecivel!

Vitor Abreu disse...

muito bom o filme , ótima atuação de matheus , mutio engraçado.
http://tunerclassic.blogspot.com/
Vitor

Super Blogueiros disse...

acho que e o melhor filme brasuca,não sei como indicam filmes brasucas como o quatrilho,central do brasil e essa comédia brasileira nem é citada como um dos melhores filmes ´brasucas lá fora

maria disse...

gostaria de saber mais sobre o perssonagem chicó