domingo, 16 de dezembro de 2007

A Vida é Bela

A fantástica saga do livreiro Guido Orefice e de como ele conseguiu, por meio da imaginação e da fantasia, transformar os horrores da rotina de um campo de concentração nazista em regras de uma gincana, pelo menos aos olhos do filho de seis anos, conquistou crítica e público com seu espírito leve, porém crítico, e a coragem de fazer uma comédia para falar do que foi o maior drama do século 20: o Holocausto.

O filme traz o contraste entre a vontade de ser feliz e a monstruosidade dos acontecimentos que circundam os personagens, na Itália da Segunda Guerra Mundial. Para fazer "A Vida é Bela", além de Charles Chaplin, uma influência confessa constante, Benigni se inspirou também no que escreveu Leon Trotsky, um dos artífices do socialismo russo, em seu exílio no México.

Foragido de seu país, recluso numa terra estranha e sob a ameaça de ser morto a qualquer momento, Trotsky, em dado momento, contempla a mulher no jardim e escreve que, apesar de tudo, a vida é bela e digna de ser vivida.

É esse otimismo incansável que impregna a história de Guido e de sua família do começo ao fim e a torna, como seu diretor disse, "um hino ao fato de sermos condenados a amar poeticamente a vida porque ela é bela".

O filme pode ser dividido em duas partes muito bem definidas: a luta de Guido (vivido pelo também diretor Benigni) para conquistar seu amor Dora (interpretada por Braschi, mulher de Benigni na vida real) na primeira parte e a luta pela sobrevivência de sua família durante a Segunda Guerra Mundial na segunda metade do filme.
Um filme tocante que ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

gostei do seu blog!
nunca tinha ouvido fala de "a vida é bela"...
vou procurar me informar...
gosto dessa epoca da segunda guerra mundial...
=]
visite o meu blog se kiser

http://aline-liih.blogspot.com/

Arkadyevna disse...

Realmente interessante e curioso...

como alguém pode transformar o holocausto em comédia...

deve ser um filme mto bonito. Recomendação anotada!!

Abraços!

www.passagemobrigatoria.blogspot.com

Mariana. disse...

Ohhhhhhhh
amo esse filme..

devo ter visto umas 30 vezes
(exagero..mas foram muitas)

posso sugerir um?


bjooos

Pk Ninguém disse...

é um filme interessante, embora não seja tudo o que falam.

Roberta Najar disse...

oOO ninaa... nem tem como naum gostar do blog!
Amooo filmes... ta lindo o blog e o post tb pq esse filme é mto lindo neah!...
bj.

carlos disse...

um belissimo filame ja vi 4 vezes
muito triste