quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Sociedade dos Poetas Mortos

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Um filme se torna mais do que uma mera peça de entretenimento quando exerce algum tipo de impacto sobre o comportamento de alguém. Os melhores filmes deixam marcas, às vezes, em toda uma geração. Vez por outro, filmes não tão bons, mas impactantes, exercem efeito semelhante, para logo em seguida serem esquecidos. Este é o caso de “Sociedade dos Poetas Mortos” (Dead Poets Society, EUA, 1989), o filme mais famoso do diretor australiano Peter Weir.
O longa-metragem com Robin Williams fez um tremendo sucesso entre os jovens no início da década de 1990, mas não sobreviveu muito bem ao sucesso inicial.

Há alguma razão específica para esse fenômeno? Sim, existe: “Sociedade dos Poetas Mortos” é um filme de temática aparentemente subversiva, mas enterrada em um profundo conservadorismo estético e narrativo. Em outras palavras, trata-se de um filme que valoriza as liberdades individuais, e a importância de aprender a desenvolver as próprias idéias, sem copiar nada de ninguém. Só que Peter Weir não seguiu a própria recomendação e fez um filme igual, em aparência e estrutura, a muitos outros. Talvez seja este o motivo da película ter tido sobrevida tão curta, porque, obviamente, ela está longe de ser taxada de ruim.

Para determinada geração, que tinha em torno de 18 anos na virada das décadas de 1980/90, “Sociedade dos Poetas Mortos” exerceu um papel importante, pois representou o resgate de valores que pareciam velhos, antiquados, pouco atraentes. O filme utiliza citações e trechos de poesias de Walt Whitman, Henry David Thoreau, Byron e William Shakespeare, entre outros ícones da literatura romântica e rebelde, para apresentar a sua lição: a boa arte, a verdadeira arte, é aquela que desperta paixões, que celebra a vida. Não tem nada a ver com a fria matemática literária que nos ensinam nas escolas. A arte ensina a pensar. Arte é liberdade.
Peter Weir realiza um trabalho meticuloso, colocando o espectador na mesma posição dos alunos de Keating. “Sociedade dos Poetas Mortos” não é sobre poesia e arte, mas sobre liberdade e autonomia de pensamento.
Nesse sentido, conta com a preciosa colaboração do fotógrafo John Seale (Oscar por “O Paciente Inglês”). A fotografia de Seale é majestosa, e não apenas nas belas imagens da natureza ao redor do campus, como na linda tomada em que um dos alunos desce uma colina de bicicleta, causando uma revoada de pássaros à beira de uma lagoa. A maior parte das cenas se passa em interiores, e a iluminação é perfeita. Preste atenção, por exemplo, nas seqüências que se passam dentro da caverna, iluminadas por velas. A atmosfera é gótica, mas jamais ameaçadora; apenas um pouquinho melancólica.

10 comentários:

Thiago Pacheco disse...

eu nem conhecia!
mas depois q li aki, jah coloquei pra baixar pq me pareceu muito bom!
pra um cara q acabou de fazer 18 vai ser bem interessante ver coisas q estimulam o nosso pensamento produtivo!

forte abraço!
belo blog!

Thiago Pacheco disse...

ah... voltei!
XD

tava olhando alguns posts antigos e gostei muito do blog, filmes q jah ouvi falar mas q nunca tinha visto dessa forma!

gostei muito!
voltarei aki mais vezes....

ah.... posso te linkar?

Tatuscula disse...

Obrigada pela visita.
Fique a vontade

Nauáli disse...

Esse filme parece ser bem interessante...
É bom que existam filmes que estimulem nosso intelecto, ao invés de filmes com muito sangue ou nudez que não nos acrescentam em nada.

beijos

xD

FALSA REALIDADE disse...

adoro filmes, tb virei fa do seu blog, vou te add nos meus favoritos
volto dizer q meu msn esta a disposição pra trocarmos alguma ideia, esotu aberto a criticas e sugestoes
tiagoddt@hotmail.com

bjo

Nauáli disse...

Todas as músicas do Legião me fascinam. E é desse jeito que estou...

Posso lhe fazer uma pergunta meio chata?
O que te levou a fazer um blog com sinopses de filmes?
Gostei da idéia!
xD

Alan Reinaldo Eckert disse...

otimo blog parabens

Mariana disse...

acredita que eu não vi esse filme ainda! oO

vou ver se vejo esse final de semana. ^^


gostei do blog!
e vamos pecar e nos confessar para aqueles pradres! obviamente!


=*

Pendréz Mentos disse...

Parabéns!!!

:D
mto bom o blog.!

An@Lu disse...

gostei muito desse blog. e... nossa, do que você foi lembrar hein? esse filme fez época. é muito bom!
já dei uma olhada nos restantes posts e... você tem muito bom gosto!
Parabéns pelo blog