terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Trem da Vida

Em todas as matérias na mídia sobre Trem da Vida, foram feitas comparações com o filme italiano A Vida é Bela. O fato é que o diretor de Trem da Vida, o romeno Radu Mihaileanu, escreveu o roteiro de seu filme entre 1993 a 1994 e mandou uma cópia para Roberto Benigni, convidando-o para atuar em Trem da Vida. O comediante italiano recusou e, anos depois, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe o alerta de que os nazistas estão chegando para deportar todos os judeus.
Quem dá a notícia é Schlomo, o bobo da aldeia, que é o único capaz de sugerir uma saída: os próprios habitantes irão forjar um trem nazista, interpretando eles mesmo os alemães, os maquinistas e os deportados.
Antes da chegada dos verdadeiros nazistas, o trem parte com destino à Terra Prometida. Tudo vai conforme planejado, exceto pelo fato de que as encenações começam a ficar cada vez mais realistas.
Os "nazistas" se tornam mais autoritários; os "deportados" começam a tramar uma rebelião contra seus falsos algozes, e outros se declaram "comunistas", querendo lutar contra os fascistas, os burgueses e os imperialistas.
Também são hilárias as situações onde o escolhido para ser o comandante do trem treina o vocabulário alemão "sem sotaque" e as diversas piadas com a ganância financeira dos judeus e seus apelos de barganha. O curioso é que, pela primeira vez na história do cinema, o nazismo não é retratado de forma aterrorizante. Fala-se que os nazistas estão matando judeus, mas toda vez que os soldados de Hitler aparecem na tela são como se fossem uns abobados, facilmente enganados pelos alegres judeus. Dessa forma, o holocausto ganha uma versão fantasiosa e de nada adianta tantas raças e crenças diferentes, já que todos buscam a mesma coisa de maneira esperançosa: uma vida melhor.
Vencedor de inúmeros prêmios em todo o mundo, O Trem da Vida é um dos melhores filmes dos últimos tempos sobre o Holocausto.

10 comentários:

Jefferson Barbosa disse...

Adoro filmes do tipo.
Assistirei amanha mesmo!

Beijo ;*
http://poenaconta.blogspot.com/

blog disse...

Bem, seu texto está sedutor.
Irei ao filme, assim que possível.
Valeu.

Unknown disse...

Muito bom o texto,fiquei louca para assistir este filme!
:D

* Mariana disse...

Nunca assisti, nem um , nem outro. Mas ficou a dica... Assistirei.

FALSA REALIDADE disse...

adorei seu blog!
tb adoro filmes, quanto ao comentario q vc fez meu blog gostei, achei uma ótima ideia!
estoou sempre aberto a criticas e sugestoes!
qualquer coisa meu msn tiagoddt@hotmail.com
bjo

Allison Ramon disse...

Muito legal, acho que vou assistir esse filme !!!



http://allison-ramon.blogspot.com/

Nino Ramone disse...

vlw!

o seu blog tbm é muito bom,super interessante,concerteza vou procurar os filmes,parecem ser ótimos.

t+

Brenno Brennand disse...

Esse blog vou ter que colocar no meus favoritos pra saber que filme alugar a proxima vez que for a locadora, simplismente demoro uma eternidade! hehehe

=D

Simone, disse...

nossa....muito interessante seu blog..
não vi este filme ...
mas vou ver ainda hj!!!rsrs..
a...
o auto da compadecida..
amoooooooooooooooo...vale a pena mesmo...
voltarei mais vezes aqui...

Jose Carlos Rodrigues, de Roma. disse...

Excelente. Prendeu minha atencao do comeco ao fim. Uma verdadeira licao de solidariedade, com humor.